A vossa imagem profissional deve transmitir profissionalismo, mas também deve refletir a vossa verdade. A coerência entre a vossa imagem e quem realmente são é o que vos distingue de todas as outras pessoas. Essa é a vossa impressão digital visual, o vosso superpoder. Sejam únicas! Não se tornem clones.
Deixem-me contar-vos os episódios que me levaram a escrever este texto. Há algum tempo, inscrevi-me numa mini formação online. Estava bem estruturada, clara, pedagógica, e a professora que há em mim reconheceu logo tanto o valor do conteúdo como da forma. Gostei tanto que decidi seguir a formadora no Instagram. Mas, para minha surpresa, não a reconheci de imediato. Quando vi as imagens dos seus posts promocionais, pensei que fosse uma irmã ou uma sócia. Nos vídeos da formação, ela surgia simples e natural. Mas, na estratégia de marketing, na hora de vender, parecia outra pessoa, quase irreconhecível. E pior: igual a tantas outras. Um clone visual. Atenção! Não tenho nada contra sessões fotográficas profissionais. Pelo contrário, qualidade na imagem é essencial. O problema surge quando essa imagem não reflete a realidade, quando a autenticidade dá lugar a um molde imposto. Quando vejo esse tipo de post, causa-me estranheza ver toda a gente de blazer e de braços cruzados porque, sim, essa pose passa autoridade, mas também cria distanciamento. Note-se que também não tenho nada contra blazers, se realmente fazem parte do vosso dia a dia. Se os usam em reuniões, em eventos, nos momentos de lazer, se fazem parte do vosso estilo pessoal. Mas, se os vestem apenas para a fotografia, estão a criar uma personagem. Noutra situação, assisti a uma palestra onde a oradora tinha uma identidade visual bem definida, um estilo retro e feminino, presente em vários dos seus conteúdos nas redes sociais. Mas, quando fez uma sessão fotográfica profissional para o Instagram, perdeu parte dessa identidade. E lá estava o blazer eternizado na imagem. Um blazer que nunca a vi usar, nem mesmo quando falou na televisão ou na rádio. Fiz scroll pela sua página, quase sempre coerente em termos de estilo, e não há vestígios dessa peça nos seus looks. Bom, pelo menos, não cruzou os braços para a foto! Sabem o que mais me choca nestes casos? Primeiro, é a perda de personalidade visual. Depois, é perceber que a produção toda só acontece com o intuito de vender. Quando chega a hora de prestar o serviço, essa mesma pessoa já não se preocupa em manter a coerência na sua imagem. Acontece que os clientes não estão na fotografia, estão a ver os vídeos, estão no atendimento cara a cara, na interação real. Quando a imagem colocada nas estratégias de marketing não bate certo com a realidade, parte da confiança quebra-se e a autoridade profissional dilui-se. Por que razão permitem que vos transformem em algo que não são? Sim, a pose de braços cruzados transmite autoridade, confiança e segurança. Mas também pode sugerir distanciamento e frieza. Tornou-se um cliché repetitivo que, em muitos casos, quebra a proximidade e dificulta a comunicação. Fica o exercício: desafio-vos a olharem bem para os outdoors onde estão agentes imobiliários! Quantos estão de braços cruzados? Se o vosso objetivo é atrair clientes, sugiro que a vossa imagem reflita profissionalismo aliado a proximidade e confiança. Não precisam de usar blazer para parecer profissionais. Não precisam de vestir vermelho para transmitir poder. Não precisam de cruzar os braços para exibir confiança. Precisam, sim, de ser coerentes, autênticas e de construir uma imagem que seja vossa, não um molde imposto pelo marketing previsível. O vosso superpoder está na identidade, na autenticidade, no que vos torna únicas. Arranjadas e profissionais, sempre! Clones sem identidade, nunca! Se sentirem dificuldades na conceção dessa imagem, comecem por embarcar numa viagem de autoconhecimento, numa aprendizagem de como expressar quem são através do vosso estilo pessoal, e só depois eternalizem o vosso brilho e verdade com fotografias profissionais e de alta qualidade. Nota final: Adoro blazers e adoro vermelho! https://www.instagram.com/breathing.style/
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